Quando joguei Ghost of Tsushima, fiquei fascinada com o enredo, que tem elementos históricos reais, atrelados a algumas lendas japonesas, além da ambientação fenomenal.
Já imaginava que a próxima protagonista seria mulher, mas errei qual, já que meu chute era a Yuna.
Ao ver o trailer, e analisando alguns pontos, acredito que a “Caçadora” terá grande inspiração na Princesa Mononoke, retratada em um anime dos Estúdios Gibli, e quem tem todo um fundo mitológico – Aliás o recomendo para quem ainda não assistiu.
Os pontos em questão são o fato de ser mencionado a lenda do Espírito da “Caçadora” – No anime a protagonista tem este estilo, a parte do lobo, que deixou bem claro acompanhar a protagonista, o que também acontece no anime, e o fato de estar cercada por natureza no trailer, como se estivesse protegendo-a.
A descrição sobre o jogo, junto ao PlayStation blog, também dá nuances de ser esta a inspiração, em especial no trecho abaixo:
“A nossa história se passa nas terras em torno do Monte Yōtei, um pico imponente no coração de Ezo, uma área do Japão conhecida como Hokkaido nos tempos atuais. Em 1603, esta área não fazia parte do Japão, e era cheia de campos verdejantes, tundras cobertas de neve e perigos inesperados. É bem diferente dos clãs de samurais organizados que viviam em Tsushima, e é o palco na nossa história original que não vemos a hora de poder contar”.
Para quem se pergunta o que ou quem é “Mononoke”, vou dar uma breve explicação:
A palavra Mononoke significa espírito vingativo ou raivoso. Também tem uma lenda que diz que um Mononoke se origina de um espírito de animal que evoluiu sua consciência a tal ponto que adquiriram a capacidade de mudar de forma, para ludibriar os humanos, protegendo seus lares. Geralmente se transformam em belas mulheres.
Os mais populares são Kitsune, que tem forma de raposa, o Bakeneko, que tem forma de gato, e o Tanuki, na forma de guaxinin.
Apesar das evidências, e frisando que acho ser uma inspiração na Princesa e lenda da Mononoke, e não a mesma história, já que os anos são diferentes, seria um acerto imenso da desenvolvedora!
Independentemente se for ou não, a Sucker Punch sabe contar uma boa história, já estou ansiosa para saber mais sobre a protagonista e sua jornada!
Autor: Erika Bolseiro
Edição: PSBRPLAY