Talvez tenhamos nos enganado sobre o que esperar da nova geração

Ou talvez nos enganaram com tech demos do que poderíamos esperar nos jogos

O Playstation 5 e Xbox Series X vão fazer 3 anos em novembro. A esta altura o Playstation 4 já havia recebido (e eu vou falar apenas a nível gráfico do que o console poderia fazer) jogos como Infamous, Bloodborne, Uncharted 4, The Order 1888 e mais alguns jogos que nitidamente não rodavam no PS3 e Xbox 360, enquanto o PS5 e Xbox Series X tentam nos convencer que os jogos lançados até hoje “so são possíveis graças ao poder dos consoles”, mas a verdade é que não anda convencendo ninguem.

Geralmente a própria marca do aparelho é a primeira a abandonar o Cross-gen e mostrar para que ela criou aquele novo hardware. Porem nessa geração liderada pelo Jim Ryan, a Playstation investiu pesado em jogos como serviço e Cross-gen, com apenas 2 jogos que pareciam utilizar novas ferramentas e gráficos, que foram Demons Souls remake e Ratchet and Clank Rift Apart, e isso em 2021.

Depois disso nada impressiona, sempre fica aquela dúvida nos grupos ” nossa, mas poderia estar melhor” e ” está muito parecido com a versão de PS4″ ou ” isso é nova geração”?

A verdade que fomos iludidos com promessas de motores gráficos que não são utilizados ou atualizados para a nova geração. Quem se lembra dessa Techdemo rodando no PS5 e que prometia ser utilizado em jogos e que até hoje NADA chegou próximo desse nível.

https://youtu.be/hm6p9CHTF-s

As empresas focaram em continuar apoiando a antiga geração, e algumas como o novo StarWars Jedi Survivor,  que embora seja um game só nova geração, parece um jogo de Playstation 4, basicamente pois ele ainda foi feito em motor gráfico antigo (Unreal 4) e cheio de problemas técnicos. E isso acontece e vai acontecer com muitos jogos ainda.

As empresas simplesmente chegaram na metade do desenvolvimento da maioria dos jogos e resolveram cancelar as versões da geração antiga, porém sem refazerem o jogo com motores gráficos novos. O que obviamente impacta na qualidade final do produto.

Infelizmente para quem espera jogos igual a demo de Matrix rodando na Unreal 5, talvez demore muito para ver, pois nem a Naughty Dog conhecida por sempre ter algum jogo incrível para mostrar do que um videogame Playstation é capaz, mostrou algo mesmo após 3 anos, eu imagino que só veremos algo impressionante apartir de 2024 ou 2025, quando esses consoles já estarão na metade da vida.

A Playstation deixou claro que os jogos como serviço genéricos e gráficos de PS4 são o seu objetivo. Esqueça a Sony grandiosa que queria mostrar superioridade gráfica. Essa não existiu nesses 3 primeiros anos do PS5 e realmente tenho dúvidas se existirá nos próximos 3 anos. Talvez a Konami com Silent Hill 2 ou a Rockstar com GTA6 nos surpreendam com gráficos espantosos.

https://youtu.be/YPm8vfR-jSs

Abaixem suas expectativas sobre a nova geração, ela é o que está sendo mostrada e não existe empresa que lançou algo para forçar um novo padrão, esperávamos isso da própria Playstation mas ela não se importa mais, então diminuam suas expectativas para não se frustarem tanto, como eu me decepciono a cada evento.

REDAÇÃO: Frazilio

Rolar para cima