Remakes são a nova tendência, mas será que começou só agora?

Sucessos do passado, voltam refeitos e melhores, mas isso começou em qual geração?

Para aqueles de menos idade, e que talvez não tenham tanto conhecimento da história desse nosso pequeno mundo virtual, construídos primeiramente em pixels, blocos, polígono e agora em lumens e etc (não sou desenvolvedor, não me julguem) talvez achem que remakes são coisas recentes, mais precisamente da geração do PS4 e Xbox One, mas a verdade é que eles existem há muito tempo.

Veja esse comparativo entre o Final Fantasy 7 original e o Final Fantasy 7 Rebirth. É muita diferença.

https://youtu.be/uOe-cBekOJM

Quem lembra da geração do PS2, Xbox e Nintendo Gamecube? Nessa geração, embora em número muito menor, alguns jogos receberam remakes e remasterizações para esses consoles, passando do Playstation 1 para o Playstation 2 ou Nintendo Gamecube. Veja alguns:

  1. “Final Fantasy Chronicles” (PlayStation 1 para PlayStation 2): Essa compilação incluiu os jogos “Final Fantasy IV” e “Chrono Trigger” com gráficos melhorados e algumas adições de conteúdo.
  2. “Metal Gear Solid: The Twin Snakes” (PlayStation 1 para GameCube): Como mencionado anteriormente, esse jogo recebeu um remake para o GameCube, apresentando gráficos atualizados e a jogabilidade aprimorada de “Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty”.
  3. “Resident Evil” (PlayStation 1 para GameCube): Além do remake mencionado anteriormente, também houve uma remasterização do jogo original de PlayStation para o GameCube, com gráficos atualizados, melhorias na jogabilidade e novos recursos.
  4. “Silent Hill 2” (PlayStation 2 e Xbox): Embora não seja um remake direto, o jogo “Silent Hill 2” recebeu uma versão melhorada para o PlayStation 2 e Xbox, conhecida como “Silent Hill 2: Restless Dreams”, com melhorias gráficas, dublagem revisada e um novo capítulo.
  5. “Resident Evil 3: Nemesis” (PlayStation 1 para GameCube): Assim como o primeiro jogo da série “Resident Evil”, “Resident Evil 3: Nemesis” também recebeu uma remasterização para o GameCube, com gráficos aprimorados e melhorias na jogabilidade.

Durante a era do PlayStation 3, houve vários jogos do PlayStation 2 e PlayStation 1 que receberam remakes ou remasterizações para o console. Alguns exemplos incluem:

  1. “God of War Collection” (PS2 para PS3): Essa compilação incluiu os jogos “God of War” e “God of War II” remasterizados em alta definição com suporte a troféus.
  2. “Shadow of the Colossus” (PS2 para PS3): Um remake completo do jogo de PlayStation 2 lançado em 2011, com gráficos atualizados, melhorias na jogabilidade e suporte a troféus.
  3. “Jak and Daxter Collection” (PS2 para PS3): Essa coleção trouxe os três primeiros jogos da série “Jak and Daxter” do PlayStation 2 para o PlayStation 3, com gráficos em alta definição e suporte a troféus.
  4. “Resident Evil” (PS1 para PS3): O primeiro jogo da série “Resident Evil” recebeu um remake completo para o GameCube, mas também foi lançado como um título digital para o PlayStation 3, com gráficos atualizados e suporte a troféus.
  5. “Final Fantasy X/X-2 HD Remaster” (PS2 para PS3): Como mencionado anteriormente, essa coleção remasterizada trouxe os jogos “Final Fantasy X” e “Final Fantasy X-2” do PlayStation 2 para o PlayStation 3, com gráficos atualizados e conteúdo adicional.

E eu não preciso nem citar o PS4, que recebeu inúmeras remasterizações e alguns remakes, principalmente por não ter retrocompatibilidade com o PlayStation 3. Confira alguns exemplos:

  1. “Crash Bandicoot N. Sane Trilogy” (PS1 para PS4): Esta coleção incluiu remakes dos três primeiros jogos da série “Crash Bandicoot” do PlayStation 1, com gráficos completamente refeitos em alta definição.
  2. “Shadow of the Colossus” (PS2 para PS4): Embora o jogo já tenha recebido um remake para o PlayStation 3, uma nova versão foi lançada para o PlayStation 4 em 2018, com gráficos ainda mais aprimorados.
  3. “Ratchet & Clank” (PS2 para PS4): O jogo original de PlayStation 2 foi reimaginado como um remake para o PlayStation 4 em 2016, coincidindo com o lançamento do filme de animação.
  4. “Final Fantasy VII Remake” (PS1 para PS4): Um dos remakes mais aguardados, “Final Fantasy VII Remake” trouxe uma reimaginação do jogo clássico de PlayStation 1 para o PlayStation 4 em 2020, com gráficos incríveis e uma nova abordagem na jogabilidade.
  5. “The Last of Us Remastered” (PS3 para PS4): Este jogo aclamado da Naughty Dog recebeu uma remasterização para o PlayStation 4 em 2014, apresentando gráficos aprimorados, melhorias de desempenho e todo o conteúdo adicional lançado.

Então meus amigos, isso não é de hoje, mas talvez nessa geração do PlayStation 5, por preguiça ou medo de arriscar com franquias novas e francassar, os remakes estejam sendo o caminho que as produtoras encontram para ganhar dinheiro de forma acertiva. Eu particularmente gosto dos remakes, mas entendo quem preferiria jogos novos.

FONTE: GOOGLE

REDAÇÃO: FRAZILIO

Rolar para cima