Primeiras impressões sobre Dragon Age the Veilguard

Hoje, ao meio-dia, finalmente foi apresentado um pouco do gameplay de Dragon Age the Veilguard. A mesma, que duraria apenas 15 minutos, durou 20, e ontem tinham soltado um pequeno trecho, além de muitas imagens in game, como reação a enxurrada de deslikes que o trailer apresentado no evento da Microsoft sofreu, muitos chamando de “Fortinite, Overwatch”, ou jogo da “Disney”.
Sou fã de longa data da franquia Dragon Age, e não só dos jogos, mas livros e HQs, e por isto vou dar minha opinião sincera sobre o que foi mostrado até o momento. Contudo vou focar nos jogos, que é o que é mais conhecido de forma geral. Não tenho pretensão nenhuma de ser a dona da razão, já que ponto de vista é muito individual de cada um, mas acredito ter um pouco de propriedade para falar do assunto.

Depois de muitos anos de espera, o trailer foi extremamente frustrante. Tenho consciência que grandes franquias tem que se reinventar, e até certo ponto acho muito importante, pois dá uma sobrevida ao jogo. Mas, quando a essência é perdida, quando não enxergamos a identidade, torna-se um problema. Resumindo em uma palavra: Decepção, foi o que senti.

Como geralmente os trailers de Dragon Age são mais uma forma de escolha do marketing de apresentar, do que de fato os gráficos do jogo, esperei pela gameplay de hoje…
Pelo pouco que mostraram e contaram sobre o enredo, a impressão que tive é que é um Dragon Age 2.1, com muitas coisas que lembram Mass Effect 2 – Diga-se de passagem, está na lista de melhor RPG de todos os tempos – Com um combate mais voltado ao action RPG. Estes elementos não me desagradam, apesar de, no caso do Dragon Age 2, ser o que tem menos impacto e interação de forma geral. Já os gráficos, apesar de bonitos, estão sim um pouco cartunescos, em especial os personagens, npcs e inimigos, o que não passa a seriedade que a história de Dragon Age sempre carregou consigo, principalmente por causa do ponto em que terminou o anterior.

Os monstros principalmente, tinham uma aparência menos colorida e mais aterrorizante, o que vejo como um imenso downgrade.

Devo salientar que, pelo menos,está bem menos cartunesco que o trailer, o que já dá um pouco de alívio, apesar da sensação de estranheza.

Os jogos antigos sempre tiveram evolução de um para o outro, o Inquisition ganhou o Goty, e com Veilguard, até o momento senti uma regressão, por causa dessa pegada menos realista. A parte gráfica, e o personagem criado, deram uma impressão de estar jogando Hogwarts Legacy, não Dragon Age. Acredito que quiseram chamar a atenção de outros públicos para a franquia, e no meio disso perderam a essência deste universo, o que é lamentável, pois poderiam ter achado um meio termo, sem destoar demais.

Não poder controlar os companheiros, a diminuição deles para recrutamento, e só poder andar com dois por vez também vejo como regressão, e isto é triste, já que, depois de um Goty, a expectativa da comunidade era alta.
Como nem tudo são gráficos, e como me deu vontade de jogar apesar destes pontos, o farei quando lançar, para assim conseguir fazer uma análise de forma mais completa, profunda e precisa. Não tem como bater o martelo sem ter visto na íntegra o enredo e construção dos personagens, além dos demais elementos que todo jogo tem.

Para quem quiser conferir, seguem os links do trailer e Gameplay abaixo, no canal oficial da BioWare/EA no Youtube:

Trailer Dragon Age The Veilguard

Gameplay Dragon Age The Veilguard

Dragon Age the Veilguard será lançado para PlayStation, Xbox e PC, ainda em 2024 – Sem data confirmada.

Autor: Erika Bolseiro

Edição: PSBRPLAY

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