Orgão regulador de concorrência do Japão aprovou a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft

Além disso, congresso dos EUA alega que a Sony está ferindo a Microsoft no Japão injustamente

A Comissão de Comércio Justo do Japão publicou uma declaração na qual diz que:

“revisou a transação e chegou à conclusão de que [é] improvável que resulte em restrição substancial da concorrência em quaisquer campos específicos do comércio”.

Acrescentou que:

“notificou as partes de que o JFTC não emitirá uma ordem de cessar e desistir, resultando na conclusão de sua revisão”.

Em um documento explicando sua decisão, o JFTC disse que o acordo não violou nenhuma de sua legislação anticompetitiva, afirmando que:

 

Activision Blizzard

 

“a integração se enquadra nos critérios de porto seguro para combinações verticais de negócios”.“Portanto”, concluiu, “a aquisição não restringiria substancialmente a concorrência em nenhum campo específico de comércio”.

Outras boas notícias para a Microsoft vieram na semana passada, quando a Autoridade de Mercados e Concorrência do Reino Unido (CMA) disse que não acreditava mais que a aquisição reduziria significativamente a concorrência no espaço de jogos de console.

Diferentes membros do congresso americano, de ambos os lados do espectro, estão tentando pressionar o governo Biden a tomar medidas sobre a competição de venda de consoles entre PlayStation e Xbox no Japão.

 

Activision Blizzard

 

Os Republicanos alegam que o PlayStation possui uma fatia de 98% do “mercado de consoles de alto nível no Japão” e estaria assinando acordos desenhados para manter jogos japoneses de sucesso fora do Xbox e diz que tais ações “podem violar as leis antimonopólio do Japão”.

“A política concreta do governo japonês de não-investigação no que se refere a Sony parece ser uma séria barreira as exportações americanas, com reais impactos para a Microsoft e vários desenvolvedores americanos e publishers que vendem seus jogos globalmente mas veem seus lucros no Japão reduzidos por essas práticas”.

A carta continua. Uma carta enviada para Tai e Raimondo de seis políticos Democratas do estado de Washington – onde, curiosamente, a Microsoft está instalada – cobre assuntos similares.

 

Activision Blizzard

 

Além disso parece que a coisa está se invertendo para o lado da Sony, que tentou SIM atrapalhar o negócio da Microsoft por puro medo de uma concorrência real.

Rolar para cima