Hoje é o lançamento de Forspoken, que está sendo mal criticado pela mídia e jogadores, e a Square-Enix precisa olhar melhor para suas franquias.
Quem se lembra dos tempos de ouro do Super- Nintendo, depois Nintendo 64 e Playstation 1? O que esses videogames tinham em comum, além do fato que ambas quase foram um videogame só? (já que a Nintendo tinha procurado a Sony para desenvolver um videogame). Bom, elas também compartilhavam jogos incríveis, que marcaram gerações, a maioria feita por empresas que estão até hoje no mercado, mas poucas ainda carregam o prestígio de serem boas.
A Capcom e a Square-Enix talvez sejam as mais famosas daquela época de ouro, e que tambem carregam uma semelhança, porem agora essa semelhança é entre essas duas publishers de jogos famosos, como Fibal Fantasy e Resident Evil, onde ambas tiveram alguns problemas para serem o que são, porem a Capcom está muito bem, e a Square-Enix indo ladeira abaixo.
Jogos da Square-Enix perderam qualidade
A Capcom nem sempre foi flores, antes ela era umas das grandes empresas que faziam grandes jogos, ela se deu muito bem na época do PS1 e PS2 com sucessos como Breath of Fire, Resident Evil, Street Fighter e Onimusha, entre outros jogos, que mesmo sem virarem franquias, tiveram boas vendas para a empresa.
Porém a Capcom tomou uma serie de decisões erradas na geração do Xbox 360 e Playstation 3, e errou a mão com vários jogos, inclusive com sua série principal, Resident Evil. Quem teve o desprazer de jogar Resident Evil 6 sabe bem do que estou falando, e a empresa só conseguiu melhorar acertar no meio da geração do PS4, com Resident Evil 7 e depois seus remakes, assim como com Monster Hunter World e etc. A empresa percebeu que estava fazendo de errado e se reergueu….já a Square-Enix.
A Square-Enix assim como a Capcom sempre teve um carro chefe, na empresa é a série Final Fantasy que nessa, tirando a leve derrapada com o número 15 ( que trazia DLC de história para você conseguir entender o destino dos personagens principais) que é o mesmo estúdio responsável por Forspoken, a série Final Fanatsy continua muito bem, e após o sucesso do Remake do 7, continuo investimento em FF 14 online e a aguardada continuação de FF16 e FF7 Rebirth, a Square-Enix parece que só anda fazendo jogos medianos, genéricos e esquecíveis.
Vendo essa foto, a gente percebe como a empresa passa por um problema sério de criatividade e gestão de suas franquias, é como se ela tivesse parado no tempo e não estivesse preocupada em escutar seu público, e está obcecada em falar sobre “block- chain” e microtransações, que são politicas que afastam os jogadores devido a jogos genéricos, criados para se pagar para ganhar.
A Square-Enix precisa de um novo presidente, ou quem sabe ser adquirida por alguma empresa que consiga trazer a qualidade e prestígio da mãe de Final Fantasy, Drangon Quest e Kingdom Hearts. É muito triste ver o que umas das maiores empresas games do mundo, está virando deixando de visar a qualidade e buscando apenas o lucro, porém esquecendo que perder qualidade é sinal de perda de lucro né?
FONTE: PSBR PLAY