A Amazon anunciou que irá produzir um jogo baseado em O senhor dos Anéis, que faz parte do universo criado por Tolkien.
Esta empreitada só se tornou possível graças a um acordo firmado com a Embracer Group, que é a detentora dos direitos da “marca” através da subsidiária integral Middle-Earth Enterprises, que por sua vez é parte do grupo operacional Freemode – Fez um nó na sua cabeça? Pois é na minha também.
Contudo, essa notícia mais preocupa que anima na minha humilde opinião, já que o formato do jogo será um MMO. Para quem não sabe, este gênero significa “Massive Multiplayer Online”.
Então sim, será voltado exclusivamente para o online, e chuto que com o intuito de vendas de coisas dentro dele de forma ” Massiva” também.
Por mais que garantam que será feito com muita qualidade, como grande fã de Tolkien não vejo isso como uma decisão assertiva. Combinaria muito mais como um RPG single Player, totalmente voltado para história e narrativa, estilo The Witcher, Dragon Age e similares, pois é neste formato que se possibilita dar o peso e importância para estes elementos de fato.
É incrível como os grandes tem ouro nas mãos, e fazem de tudo para estragar, porque não querem desenvolver coisas que dê muito trabalho ou que seja muito arriscado, como um jogo single player.
Não enxergam que, como MMO, a chance de dar errado é muito maior. Não pegam como exemplo a Larian estúdios, que mesmo desacreditada de tudo e de todos e quase falindo, conseguiu dar a volta por cima com Baldur’s Gate III, lucrando muito mais do que poderiam imaginar, e melhor que isso, dando ao jogador a opção single ou multi, mas sempre focando na narrativa em ambos os modos, e o mais importante: sem vendas dentro dele.
Os grandes de forma geral colocam o lucro e facilidades a frente da qualidade, ou do que a fã base realmente pede, e acabam por entregarem grandes fracassos, como já aconteceu. E o mais incrível é que não aprendem com isso, continuam cometendo os mesmos erros.
Voltando a notícia, será um MMO de mundo aberto na terra média, com as histórias do Senhor dos Anéis dentro dele, e já está em fase inicial de produção. As plataformas serão PC e consoles.
Christoph Hartmann, da Amazon Games disse sobre o projeto:
“O nosso compromisso é levar aos jogadores títulos de altíssima qualidade, seja por meio de PIs originais, seja por outras admiradas e renomadas, como O Senhor dos Anéis.”
Agora é esperar para ver, quero muito estar errada, mas infelizmente não consegui me empolgar com esta notícia.
E vocês o que acham?
Autor: Erika Bolseiro
Fonte: Amazon