Especificações do PS5 Pro vazam, mas são falsas porém, seguem o modelo PS4 para o PS4 Pro

Vazamento das especificações do PS5 Pro, podem ter seguido a lógica do PS4 Pro, mas isso não significa que irá acontecer o mesmo.

 

Vazou esta semana as especificações do PS5 Pro, videogame que ainda não passa de um rumor, porém uma imagem anda circulando pela internet, e ela é bastante curiosa e um tanto quanto “mentirosa”, uma vez que ela foi feita por um usuário do Twitter (eu tinha o nome, mas não sei onde enfiei, não falem kk).

O usuário em questão apenas fez isso por diversão, porém olhando bem o histórico do que foi o upgrade do PS4 para o PS4 Pro, existe um embasamento teórico do que foi feito nessa lista.

Começando pelo SSD, o PS4 quando foi lançado em novembro de 2013, ele tinha um HD padrão de apenas 500GB. Na época os HDs não eram tão baratos, e foi esse tamanho que a Sony adotou em seu console. Embora os jogos já vinham “grandes” eles não são nada comparados a jogos como Call of Duty Warzone, que pode ocupar mais de 100GB de espaço.

Depois, com o lançamento do PS4 Slim e PS4 Pro em 2016, a sony passou a usar como padrão, 1TB de armazenamento, garantindo muito mais espaço. Reparem que veio o dobro, e na lista temos 1.65TB de armazenamento, o dobro do Playstation 5 com seus 825GB.

Depois temos a CPU, que passaria de arquitetura AMD Zen 2 para uma AMD Zen 3, de um clock de 3,5 Ghz para um clock de 4,2 GHz, e uma memória Ram de 16GB para 20GB. Aqui tudo bem, é um chute.

Já na capacidade da GPU, temos uma semelhança entre o PS4 para o PS4 Pro. O PS4 tinha capacidade de processamento de 1,84 TFLOPS enquanto o PS4 Pro passou a ter 4,20 TFLOPS, o que daria mais ou menos 2,5 vezes a mais que o PS4. A lista diz que o PS5 passaria de 10.3 TFLOPS para 30+TFLOPS (a RTX 3090 tem 35 TFLOPS, e ela custa cerca de 1500 doláres) mais ou menos seguindo o mesmo padrão do que aconteceu na geração anterior.

A lista segue sim uma lógica, mas cabe ressaltar que é tudo um rumor, e que nem sempre essas otimizações de hardwares, ainda mais em poder bruto precisam ser tão altas para alcançar bons resultados, ainda mais que não temos jogos de PS5 para saber se realmente um upgrade desses é necessário. Ainda não temos ideia do que o PS5 pode fazer devido as limitações dos jogos Cross-gen que não deixaram de ser produzidos.

Não sabemos se seria necessário mais resolução e melhor traçado de raios (GPU) ou mais FPS (CPU) para fazer esses jogos rodarem em 4k nativos e 60 FPS com Ray-Tracing ligado. Basicamente não sabemos qual é o padrão dos jogos de nova geração pois eles são poucos. Primeiro é necessário mais produtos com motores gráficos de nova geração para determinar se precisamos de mais desempenho para assegurar uma maior fidelidade gráfica.

REDAÇÃO: FRAZILIO

Rolar para cima