Entenda a diferença de Hz e FPS

Você é gamer e sempre se perguntou: Afinal, qual a diferença de Hz e FPS?

 

É bem comum escutarmos que Hz (Hertz) e FPS (Frames por segundo) são a mesma coisa, mas não são. Vamos detalhar de forma bem didática a diferença entre eles e como trabalham juntos.

O FPS de um jogo pode ou não estar sincronizado com a frequência da tela, medida em Hertz. Uma TV comum tem frequência de 60Hz, mas o que isso quer dizer? quer dizer que essa tela atualiza a imagem que esta sendo transmitida 60x a cada 1 segundo.

Sabendo disso, se você estiver jogando um jogo que é processado a 60 FPS, coincidente com a frequencia de 60Hz da TV, fica fácil entender que a cada 1 segundo voce verá 60 quadros. Cada quadro esta perfeitamente sincronizado com a frequência da atualização da tela de 60Hz.

Mas pense no seguinte cenário: Voce adora Bloodborne que roda a 30 FPS, como isso irá acontecer numa TV comum que tenha 60Hz de atualização da tela?. Temos um submultiplo, ou seja, a cada 2 atualizações da tela teremos apenas 1 frame novo.

 

Alguns jogos poderiam rodar a 45 FPS (alguns até rodam), mas isso poderia causar um incomodo visual, visto que 45 não é submultiplo de 60Hz, então teremos uma atualização fracionada ou screen tearing.

No PC, faz tempo que se usa o FreeSync ou G-Sync (Tecnologias que usam VRR, variable refresh rate) para sincronizar a frequência da tela do monitor com o FPS enviado pela GPU, com isso, mesmo com a variação dos frames, a tela é atualizada sincronizadamente e problema resolvido. Evitando assim problemas iguais ao da imagem a seguir:

FONTE: AMD 

 

Mas, e nos consoles? Nos consoles até a geração passada, ou jogavamos a 30 ou 60 FPS. Com a chegada do XBOX SERIES S/X e PS5, podemos jogar alguns jogos a 120 FPS, claro, se a TV tiver uma tela que atualize 120x a cada segundo.

Legal né?, agora podemos jogar a 30, 60 ou 120 FPS. Mas e se o jogo for muito pesado e não for possivel processar ele a 120 FPS, mas pode ser possivel a 100 FPS por exemplo, graças ao VRR (taxa de atualização variável) poderemos jogar a 100 FPS.

 

Vale frisar que é totalmente possivel um jogar estar rodando a 40 FPS e sua TV estar atualizando a tela a 120Hz. O que aconte neste caso, a cada 3 atualizações da tela, o console envia 1 unico frame novo. Muitos acabam vendo a TV informar que esta a 120Hz, e ela esta, mas não necessariamente o jogo está nos mesmos 120 FPS, ele pode estar sendo processado a 30, 40 ou 60 FPS, pois todos são submultiplos de 120Hz.

 

FONTE: PSBR PLAY

EDIÇÃO: PSBR PLAY

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