Existem coisas que devem ser refeitas, e esse jogo é uma dessas coisas.
Quando o remake de Dead Space foi anunciado, eu logo me perguntei ” para que o remake desse jogo? Dead Space sempre foi muito bonito”, mas isso era o que minha memória afetiva me dizia, pois colocando o jogo original, ao lado dessa nova versão, vemos claramente que a melhora é grande, e provavelmente em todos os aspectos, tanto em jogabilidade, clima, iluminação, som, e direção de arte. É um jogo feito para te imergir, realmente mergulhar na USS Ishimura e sua criaturas horripilantes.
– UM NOVO JOGO?
Dead Space remake é um jogo novo refeito a partir de um jogo velho, isso com certeza, porém ele traz alguma novidades, mas não tantas quanto o remake de Resident Evil 2 remake trouxe. Existe sim alguma missões secundárias, nas quais particularmente achei que são muito simples, estão ali mais para encher linguiça do que realmente acrescentar, mas funcionam, garantindo uma longevidade maior para um título já não muito longo, colocando um maior grau de exploração pois você anda muito mais livre pela USS Ishimura.
Aliás, essa liberdade é bem controlada, não espere um mundo aberto ou um sandbox, existem sim áreas maiores que dão essa sensação de interconectividade, mas é bem pouca. A história é basicamente a mesma, mesmo que o mundo seja um pouco maior e mais conectado. Eu ainda considero novo, mas já sabendo o final, pois ele bebe (de litros) da mesma formula chocante de Silent Hill 2, aliás é uma pequena cópia daquela história de tragédia.
– GRÁFICOS SÃO REALMENTE LINDOS
Ao ligar Dead Space, você não ficará impressionado com o jogo logo de cara, infelizmente embora seja um jogo de nova geração apenas, e por mais bonitos que estejam os gráficos, você ainda tem a impressão que dava para ser melhor, principalmente no design dos mostros e personagens principais. Não que esteja ruim, longe disso, é um jogo muito bonito, mas da para perceber que poderia ter sido melhor nesse item
Os monstros de Dead Space são legais, mas faltam camadas de carne, sangue mais convincente e mais coisas nojentas, afinal, é um jogo sobre desmembramento, e eles poderiam ter deixado o fator “sangue” maior e mais pesado aqui. Do jeito que está, funciona, está bom, mas poderia ser maior.
Já no ambiente, iluminação e som esse jogo é impecável, os ambientes são apertados e claustrofóbicos, muito detalhados, e ele sempre coloca um monstro nos lugares que você acha que é seguro, como sala de itens onde você acha que é seguro, e que do nada, eles pulam da ventilação, é susto atrás de susto e isso é bem legal par aumentar o clima de tensão, sem contar que os inimigos são gerados aleatóriamente e você sempre vai ter surpresas, a iluminação é ótima, tão boa e bem aplicada que brilha os olhos.
– VOCÊ ESTÁ NO CONTROLE MAS..
A jogabilidade é muito refinada, os controles funcionam muito bem, mesmo em um ambiente bem apertado, o boneco se movimenta muito bem e você não fica travado sentindo que o personagem poderia se movimentar melhor. A única coisa que trava e muito a jogabilidade, é o mapa do game, que não acompanhou a liberdade de exploração que é possível dentro da Ishimura, não é possível marcar os locais de interesse, sendo assim a ” busula” não funciona caso você queira ir num lugar específico, e você tem que ficar olhando o mapa, e tendo que voltar toda a hora no local de interesse para ficar vendo o caminho, isso trava bastante, impedindo a exploração de ser mais agradável.
– CONCLUSÃO
Mesmo não perfeito, jogando e passando novamente pelos corredores da USS Ishimura, é inegável a qualidade e diversão que esse jogo traz, uma história rica em detalhes, com reviravoltas e momentos chocantes, Dead Space remake se justifica, e só nos fazer querer que o segundo game seja refeito, e o que o terceiro game possa ser mudado a ponto de se corrigir o único erro dessa trilogia. Recomendo e muito
NOTA 8,5