Ubisoft pede desculpas aos japoneses por Assassin’s Creed Shadows

Assassins creed


A Ubisoft compartilhou recentemente uma nota à comunidade japonesa, abordando os aspectos de “autenticidade e liberdades criativas” presentes em Assassin’s Creed Shadows.

O comunicado vem em resposta às polêmicas por o novo jogo da franquia Assassin’s Creed apresentar o samurai negro Yasuke como um de seus protagonistas.

Desde o anúncio de Assassin’s Creecd Shadows, recebemos muitas reações positivas, mas também algumas críticas, inclusive de vocês, nossos jogadores japoneses”, diz o comunicado oficial. “Compartilhamos sua paixão pela história e respeitamos profundamente seu cuidado com a integridade histórica e cultural de sua rica herança.”

Nossa intenção nunca foi apresentar nenhum dos nossos jogos Assassin’s Creed, incluindo Assassin’s Creed Shadows, como representações factuais da história ou personagens históricos. Em vez disso, pretendemos despertar a curiosidade e encorajar os jogadores a explorar e aprender mais sobre o cenário histórico que nos inspira.”

Reconhecemos que alguns elementos dos nossos materiais promocionais causaram preocupação na comunidade japonesa. Por isso, pedimos sinceras desculpas.”

Também queremos esclarecer que embora tenhamos consultado muitas pessoas ao longo do processo de desenvolvimento, elas não são de forma alguma responsáveis pelas decisões tomadas pelas equipes criativas no interesse da jogabilidade e do entretenimento.”

Embora Yasuke seja retratado como um samurai em Assassin’s Creed Shadows, reconhecemos que esta é uma questão que gera debate e discussão”, afirma. “Incluímos isso cuidadosamente em nossa narrativa e, com nossa outra personagem principal, a shinobi japonesa Naoe, que é igualmente importante no jogo, nossos dois protagonistas oferecem aos jogadores diferentes estilos de jogo.”

Assassin’s Creed Shadows chega em 15 de novembro no PlayStation 5, Xbox Series e PC.

Fonte: VGC