Após a revelação de Shadows (anteriormente chamado de Assassin’s Creed: Red) em maio deste ano, muitos “fãs” foram às redes sociais para discutir a escolha da Ubisoft para os principais protagonistas do jogo. Não só houve uma discussão sobre a representação dos personagens, mas um grupo de jogadores japoneses também aparentemente não concorda com a precisão histórica do jogo e a falta de respeito cultural da Ubisoft. Na verdade, agora há uma petição japonesa no Charge.org que exige que a Ubisoft cancele o título.
“Recentemente, uma questão séria de precisão histórica e falta de respeito cultural foi levantada sobre o próximo lançamento da desenvolvedora de jogos Ubisoft, Assassin’s Creed Shadows”, escrevem os criadores da petição.
“O jogo é baseado no assunto de samurais japoneses e ignora o fato de que samurais são uma classe superior de samurais e devem ser “gokemono” ou servos da nobreza. Na verdade, o primeiro europeu a receber o título de samurai, William Adams (Miura Anobori), era um vassalo com 250 koku e serviu Tokugawa Ieyasu. Ao longo dessa história, a Ubisoft continua a entender mal a natureza e o papel dos samurais.
De acordo com o grupo, esse mal-entendido sobre a natureza e o papel do Samurai histórico é um insulto sério à história e cultura japonesas, o que pode levar ao racismo asiático. “Exigimos que a Ubisoft pare imediatamente o lançamento de “Assassin’s Creed Shadows” e mostre investigação séria e respeito pela história e cultura japonesas”, escreve o grupo.
No momento a petição tem mais de 28.300 assinaturas, com a próxima meta sendo 35.000 assinaturas. Dessas 28.300, mais de 13.500 pessoas assinaram a petição Recentemente.
É improvável que esta petição tenha efeito no lançamento de Assassin’s Creed Shadows no final deste ano, mas será interessante ver como a Ubisoft lidará com esta petição fortemente assinada. Eu particularmente mandaria esse povo amadurecer e entender que isso é um videogame, não um livro de história.
Assassin’s Creed Shadows está programado para ser lançado em 12 de novembro para PC, PlayStation 5 e Xbox Series.