Microsoft acaba de fechar os estúdios de Redfall, Hi-Fi Rush e The Evil Within e chefe da Arkane xinga a empresa

Dia triste para os fãs desses jogos

Arkane, Tango, Alpha Dog e Roundhouse Games  fecharão suas portas, com alguns funcionários se juntando a outras equipes, isto de acordo com um memorando enviado aos funcionários.

A equipe recebeu a notícia por e-mail do chefe do Xbox Game Studios, Matt Booty . Uma cópia da mensagem foi relatada pela IGN .

Booty disse aos funcionários que a decisão foi baseada em uma “repriorização de cargos e recursos” e que alguns funcionários serão realinhados para outras equipes,á enquanto outros demitidos

Hoje estou compartilhando as mudanças que estamos fazendo em nossas equipes Bethesda e ZeniMax”, diz o e-mail de Booty. “Essas mudanças baseiam-se na priorização de títulos de alto impacto e no investimento adicional no portfólio de jogos de grande sucesso e mundos amados da Bethesda que você cultivou ao longo de muitas décadas.

Duplicar a aposta nessas franquias e investir na construção de novas exige que olhemos para todo o negócio para identificar as oportunidades que estão melhor posicionadas para o sucesso. Esta repriorização de títulos e recursos significa que algumas equipas serão realinhadas com outras e que alguns dos nossos colegas nos deixarão.”

Booty continua detalhando as mudanças que afetam os quatro estúdios. Arkane Austin – o estúdio por trás de Redfall – será fechado, com “alguns membros da equipe se juntando a outros estúdios para trabalhar em projetos na Bethesda”.

A atualização anterior de Redfall será a última, pois encerramos todo o desenvolvimento do jogo”, disse Booty. “O jogo e seus servidores permanecerão online para os jogadores se divertirem e ofereceremos ofertas compensatórias aos jogadores que compraram o DLC Hero.”

O chefe da Arkane Lyon, Dinga Bakaba, criticou publicamente os executivos da Microsoft por sua decisão de fechar vários estúdios, incluindo o estúdio em Austin, chamando a notícia de “uma porra de uma facada no estômago”.

“Isso é absolutamente terrível”, escreveu ele. “Permissão para ser humano: para qualquer executivo que esteja lendo isto, um lembrete amigável de que os videogames são uma indústria de entretenimento/cultural e que seu negócio como empresa é cuidar de seus artistas/animadores e ajudá-los a criar valor para você.”

Ele acrescentou: “Não nos joguem em manobras da febre do ouro, não nos usem como espantalhos para erros de cálculo/pontos cegos, não transformem nossos ambientes de trabalho em selvas darwinistas. Você diz que ficamos orgulhosos quando fazemos um bom jogo. Deixe-nos orgulhosos quando os tempos estiverem difíceis. Nós sabemos que você pode, já vimos isso antes.

FONTE: VGC

EDIÇÃO: PSBRPLAY