É uma grande diferença
Com diversos rumores e vazamentos, o PlayStation 5 Pro parece cada vez mais real. Agora o canal Digital Foundry trouxe novas informações interessantes sobre esse console atualizado da Sony, o qual eles acreditam que será lançado ainda este ano.
De acordo com documentos vazados do portal de desenvolvedor da Sony, o PS5 Pro conseguirá entregar até 33.5 teraflops de performance, um grande salto quando comparado aos 10.23 teraflops do PS5 base.O PS5 Pro contará com um clock de 2.18GHz, menor que os 2.23GHz do modelo padrão. No entanto, a nova versão contará com 4 CUs (Unidades Computacionais) desativadas, as quais permitem que o modelo chegue a um máximo de 2.35GHz.
A GPU também sofrerá algumas alterações, apresentando um cache maior para suportar o maior número de CUs por shader engine e maior performance no ray tracing. Além disso, ela contará com tecnologias do DirectX12, como VRS, MSAA híbrido e RDNA2 Mesh Shaders.
O que isso significa para o PlayStation 5 Pro? De acordo com os documentos da Sony, as mudanças representarão cerca de 45% de melhoria na performance em relação ao modelo padrão do console.
Apesar disso, o canal Digital Foundry afirma que o Spectral Super Resolution (PSSR), a nova tecnologia de upscaling da Sony, pode ser tão fundamental quanto o DLSS da NVIDIA, trazendo grande ganho de performance e resolução para os jogos
“O poder computacional extra combinado com a reconstrução baseada em aprendizado de máquina provou ser uma combinação potente no espaço do PC e ambos trabalhando em conjunto devem mostrar uma melhoria clara e perceptível em relação ao console padrão em termos de qualidade de imagem e desempenho. A Sony também parece estar oferecendo aos desenvolvedores um caminho mais fácil para modernizar os jogos PS5 existentes com PSSR.
Portanto, uma resolução extra e uma técnica de reconstrução mais potente poderiam ser revolucionárias para o console – especialmente para os modos de desempenho de 60fps com os quais o PS5 básico está tendo dificuldade. A capacidade de adicionar PSSR a jogos existentes sem migrar para o Sony SDK mais recente também ajudará imensamente na revisão desses títulos mais antigos para adicionar suporte.“
Ao contrário do PS4 Pro, o qual muitos desenvolvedores reclamaram da pouca quantidade extra de memória para resoluções extra, o PS5 Pro aparenta ser um upgrade mais robusto, conseguindo entregar resultados em 4K de forma mais consistente.
FONTE: GAMEVICIO, DIGITAL FOUNDRY
EDIÇÃO: PSBRPLAY