Take-Two está adquirindo a fabricante de Borderlands Gearbox da Embracer por US$ 460 milhões

O Embracer Group anunciou que vendeu a desenvolvedora de Borderlands , Gearbox Entertainment, para a Take-Two Interactive .

”Como um importante acionista de longo prazo do Grupo Embracer, acredito na estratégia do Grupo Embracer daqui para frente e estou completamente convencido de que esta transação é o melhor cenário possível e um acordo positivo líquido óbvio para o Grupo Embracer, para a Take-Two e, claro, para a Gearbox Entertainment”, disse Randy Pitchford , fundador e CEO da Gearbox Entertainment.

“Meu principal interesse é sempre a Gearbox, especialmente nosso talento e nossos clientes. Quero garantir pessoalmente aos fãs dos nossos jogos que este acordo irá garantir que as experiências que temos em desenvolvimento na Gearbox serão as melhores possíveis.”

O acordo fará com que a Take-Two ganhe os direitos das franquias Borderlands e Tiny Tina’s Wonderlands, bem como Homeworld, Risk of Rain, Brothers in Arms e Duke Nukem. Os estúdios incluídos no acordo são Gearbox Software , Gearbox Montreal e Gearbox Studio Quebec.

A Reuters informou pela primeira vez em setembro que a Embracer estava considerando vender a Gearbox , com fontes alegando que terceiros manifestaram interesse em comprá-la.

Mais tarde naquele mês, o CEO da Take-Two, Strauss Zelnick, recusou-se a saber se estaria interessado em adquirir a Gearbox , dado o seu contrato de publicação de longo prazo com a Gearbox para a franquia Borderlands e outros títulos.

A Embracer tem realizado uma operação generalizada de poupança de dinheiro, anunciando em junho de 2023 que estava a implementar um plano de reestruturação que envolveria o encerramento de estúdios e o cancelamento de projetos.

O anúncio de hoje marca o resultado do processo final de desinvestimento estruturado e é um passo importante na transformação da Embracer para o futuro, com dívida líquida notavelmente menor e melhor fluxo de caixa livre. Através da transação, reduzimos o risco do negócio e melhoramos a lucratividade à medida que fazemos a transição para nos tornarmos uma empresa mais enxuta e focada”, disse Lars Wingefors, cofundador e CEO da Embracer.

“Depois de avaliar diversas opções para a Gearbox, estou feliz por termos alcançado uma solução que atende aos melhores interesses de todas as partes interessadas.

“Randy e a equipe têm sido ótimos membros ao longo dos últimos anos e gostaria de agradecer a todos por isso. Como um dos maiores desenvolvedores de jogos do mundo, estou confiante de que a Gearbox continuará a inovar e prosperar em sua nova casa, a Take-Two.”