Quer mais itens? Vai ter que pagar
Dragon’s Dogman II finalmente está entre nós, depois de mais de uma década de espera o jogo finalmente foi lançado e com boas críticas da mídia especializada, porém agora o jogo está sendo bem criticado por uma cultura que os gamers odeia, que são as microtransações.
No caso, por ser um jogo single-player, é um pouco estranho ver várias opções de itens sendo vendidas. Há itens que são moedas (Cristais da Fenda) para contratar Peões ou comprar itens especiais, além de itens consumíveis, como Chave Frágil da Prisão. Todos os itens possuem a descrição de que podem ser obtidos jogando.
Muitos criticam o desempenho técnico do jogo, mas a maioria das análises negativas é sobre o sistema de microtransação que foi implementado de forma silenciosa pela Capcom. Ou seja, ninguém sabia de sua existência até o game ser lançado publicamente.
No entanto, há um item em específico que está causando muita discussão: o Cristalporto, que é usado para o sistema de Fast Travel (viagem rápida).
“como no primeiro jogo, o sistema de viagens rápidas é limitado. Alguns Cristalportos estão localizados nas principais cidades, e mais alguns podem ser posicionados pelo jogador. Mas não espere economizar muito tempo com eles na primeira metade do jogo. […] De início, tudo flui naturalmente pelo sentimento de descoberta que o jogo proporciona. Mas, conforme forem necessárias mais idas e vindas pelo mapa para completar missões, isso tende a se tornar um pouco repetitivo”.
Vale notar que o Cristalporto necessita de algo chamado de Pedra-barca para funcionar, que é um recurso limitado. Então, tecnicamente, não adianta o usuário adquirir vários Cristalportos, pois não vai conseguir usá-los. Se for possível adquirir mais de uma vez este DLC em específico, pode ser algo problemático para a Capcom, pois haverá muitas reclamações.
Outro item polêmico é a Vitalita. De uso único, é um item que revive qualquer NPC, além do jogador.Apesar de ser algo muito contraditório (microtransação em um jogo single-player), é comum a Capcom fazer isso em títulos como Resident Evil e Devil May Cry. Esses itens normalmente costumam ser “poupa tempo” e, apesar de mais pontos de Fast Travel em Dragon’s Dogma 2 também se enquadrarem nessa categoria, o sistema de Vitalita e de Cristais de Fenda não estão nisso exatamente. Na realidade, o Cristalporto talvez não teria gerado tanta polêmica se o diretor não tivesse se expressado a favor de “menos Fast Travel” nos jogos.
Vale também notar que as microtransações de Resident Evil são adicionadas algumas semanas após o lançamento do jogo e não no dia em que chegou ao mercado.
FONTE INTEGRA: MEUPSX