Jogo deverá ser lançado esse ano
É comum que determinados projetos, principalmente os esperados, sejam observados e analisados com lupa após a primeira revelação, e ontem durante o evento focado em mostrar jogos para o Xbox, finalmente tivemos vários detalhes de Indiana Jones, jogo feito pela Bethesda e que havia sendo hypado há algum tempo por finalmente ser o game no qual outros jogos premiados e queridos, foram criados sobre, afinal Uncharted e Tomb Raider nunca negaram de onde tiraram suas influências e foi do herói aventureiro dos cinemas.
Honestamente, achei o trailer até interessante e realmente recria o clima dos filmes, inclusive utilizando os rostos de atores famosos da saga, como o próprio Harison Ford, trazendo ainda mais identidade para o futuro jogo. Porém, embora os gráficos estejam muito bons, é impossível não fazer um comparativo com o filho mais novo, Uncharted, e realmente analisando a qualidade do titulo de 2016 com esse de 2024 (ok, o jogo não foi lançado ainda) eu ainda percebo que Uncharted contem animações melhores, principalmente nas cutscenes (que são imagens não interativas feitas com o motor gráfico do jogo) e cenários muito mais detalhados, principalmente em relação a texturas de alguns objetos que durante o trailer apresentado, notei que estavam planos.
Mas novamente, foi apenas um trailer né gente. E sim, acredito que até o lançamento ele possa estar bem melhor pois algumas partes, graficamente, pareceram até melhores que Uncharted como a iluminação, graças ao uso da ID Tech de Doom. Mas o que mais me incomoda, já que estamos falando de um jogo de aventura e ação, é o fato do game ser em primeira pessoa. Será que a Bethesda não consegue fazer um jogo realmente focado em terceira pessoa? ” Mas você esta sendo hater, Starfield é em terceira pessoa”. Não, Starfield foi feito pensando em primeira pessoa e ele te permite jogar em terceira, mas é nítido que não é fluído e feito para aquilo.
O jogo do Indiana Jones tinha tudo para rivalizar com Tomb Raider e Uncharted, onde ele poderia usar o chicote para escalar, pular e etc, de forma realista, não usando um boneco que a cabeça tem que ficar dura com os braços se movimentando para direita e esquerda enquanto vc usa seu chicote. Jogos em primeira pessoa funcionam melhor quando vc segura uma arma e não precisa escalar, pular e nem se pendurar nas coisas na minha opinião, e esse jogo era para ser o que Uncharted e Tomb Raider se basearam e não o contrário.
Eu particularmente achei decepcionante essa câmera, mas estamos falando da Bethesda né? Então já era esperado esse tipo de visão no jogo. O jeito é ver como vai ficar e jogar quando ele estiver disponível no PC, mas já me desanima saber que é mais um jogo em primeira pessoa que corre o risco de ser genérico por preguiça ou incompetência mesmo sabendo que esse estilo de jogo (aventura/ação) é preferido em terceira pessoa, como inclusive existe uma pesquisa, (na qual a Bethesda não sabe que existe) onde quase 60% preferem jogos de aventura e ação em terceira pessoa, enquanto apenas 16% preferem jogos de aventura em primeira pessoa, o resto é os tanto faz da vida que soma quase 25%.
Em jogos de tiro, a maioria esmagadora prefere em primeira pessoa, com uma preferência também por essa câmera no gênero de terror e sandbox. Já em jogos de ação e aventura, RPG e MMORPG, a grande preferência é por terceira pessoa.
A idade também influência a escolha entre primeira e terceira pessoa, porém em todos os cenários no mesmo estilo de jogo que é aventura e ação, o modo em terceira pessoa ganha como favorito.
Bom, vamos aguardar.
FONTE: GAMEVICIO
EDIÇÃO: PSBRPLAY