Eu nunca gostei
Horas atrás o portal GamesIndustry publicou um artigo com as opiniões dos principais analistas de jogos do mercado, no qual eles comentam sobre o que esperam ver em 2024. Nessa parte, Tom Wijman comenta que veremos menos investimento em jogos como serviço.
“Os jogos como serviço continuarão a ser enormemente bem-sucedidos e a dominar as paradas de jogos mais jogados e com maior arrecadação, sem dúvida, mas nem todo estúdio desejará mais desenvolver um jogo desse tipo.”
“Desenvolvedores e editores voltarão sua atenção novamente para o desenvolvimento de jogos premium. A saturação nos mercados de PC e console é evidente, com um punhado de títulos monopolizando o tempo de jogo; 60% de jogos como serviço é consumido por 19 games e 75% pelos 33 principais em tempo de jogo.”
“Ao entrar em um mercado altamente competitivo, especialmente para projetos de serviços, as empresas de jogos enfrentam desafios em 2024. Muitos jogos de serviço em desenvolvimento chegarão ao mercado, cada um lutando pelo sucesso.”
“A indústria, que rapidamente desceu dos altos picos de 2020 e 2021, está passando por reestruturação, tornando o financiamento para projetos massivos uma prioridade menor. O capital de risco é escasso, tornando mais desafiador para estúdios independentes garantir financiamento.”
Piers Harding-Rolos, analista da Ampere Analysis, também comenta que em 2024 veremos um reequilíbrio do investimento em jogos de serviço e jogos single-player. Só falta avisarem a Sony que resolveu focar em jogo de serviço, que mesmo com problemas, continua sendo o foco da empresa e reforçado em novembro de 2023:
“Estamos revisando isso… Estamos tentando, tanto quanto possível, garantir que esses jogos sejam apreciados e aproveitados pelos jogadores por um longo tempo”, afirmou. “Dos 12 títulos, seis serão lançados até o ano fiscal de 2025 — esse é o nosso plano atual. Quanto aos seis restantes, ainda estamos trabalhando nisso.”
FONTE: GAMEVICIO E GAMEINDUSTRY