Que The Witcher 3 marcou época, sendo um fenômeno e uma das referências de qualidade entre o gênero RPG todo mundo já sabe. O que muita gente não sabe, é que há dois jogos anteriores, e que a história é uma continuação dos livros não canônica criada pela CD Project – Que ficou excelente diga-se de passagem.
Dito isso, está em desenvolvimento The Witcher 4. Trarei tudo o que se sabe até o momento, atrelado a alguns rumores.
Oficialmente falando, o jogo tem o codinome Polaris. Tinha uma equipe de 50 pessoas focada nele e, após a expansão de Cyberpunk, todos foram remanejados para o projeto. Atualmente, são mais de 300 pessoas.
A engine utilizada não será mais a própria da CD, e sim a Unreal Engine 5 da Epic, que é mais moderna e melhor para trabalhar, o que é um ponto muito positivo para os desenvolvedores, que sofriam com as limitações da anterior, principalmente para resolver problemas e bugs.
O CEO conjunto da CD Projekt Adan Kicinski, disse em outubro de 2022 que o jogo estaria a uns três anos de distância aproximadamente. Sendo assim, o mais provável é que seja lançado em 2025.
Ainda não se sabe quem será o protagonista, mas é fato que não será o Geralt. Deixaram explícito, antes mesmo de cogitarem um novo jogo neste universo, que a jornada do bruxão terminou no 3 – E isto fica bem claro na expansão Blood and Wine. Acredito que ele faça uma participação especial ou algo neste sentido, de repente semelhante a aparição de Vissemir.
Sobre a jogabilidade, Sebastian, diretor do projeto, afirmou em entrevista dada em novembro de 2023 ao Lega Nerd:
“Nossa prioridade é tentar fazer algo que sempre ultrapasse o que são os limites, queremos ir além. Queremos tentar fazer algo novo em comparação com o que você já vê em RPGs, especialmente porque operamos nesse gênero e somos voltados para fãs desse gênero. Não posso dizer muito, como você pode imaginar, mas a ideia é construir algo que vá além do The Witcher anterior e que consiga contar algo mais intenso, com jogabilidade também mais intensa”.
Para quem se preocupa em ocorrer uma mudança drástica, o diretor frisou que a narrativa sempre será o foco principal, e que a ideia é se desafiarem a dar mais liberdade ao jogador, mas sem se perder dos grandes acontecimentos e reviravoltas que o enredo pode trazer, achando maneiras de aumentar a imersão. Também desenvolvem o enredo de forma que quem nunca jogou The Witcher, consiga jogar esse sem se sentir perdido, sendo um bom ponto de entrada na franquia.
Também é oficial que pretendem fazer uma nova saga com o novo protagonista, e o projeto é que sejam três jogos, como foi com o Geralt.
Há fortes indícios que o novo personagem principal será Ciri, principalmente porque, nos livros, é protagonista junto com Geralt, apesar de alguns torcerem o nariz.
Agora é esperar, e torcer que não demore muito para termos mais novidades!
Autor:Erika Bolseiro
Edição:PSBRPLAY