Tivemos bastante informações na internet a respeito
Eu sei que não é porque está na internet que significa que seja verdade, mas também não devemos esquecer que uma boa parte de rumores e vazamentos são confirmados depois e que, portanto, não devemos jamais ignorar a sabedoria daqueles que vazam as coisas, imagine então dos ” insiders” da indústria dos games.
Hoje Tom Henderson, veio no X dizer que a Sony espera que as especificações do PS5 Pro, comecem a vazar, uma vez que os kits de desenvolvimento começaram a ser enviados. Isto mais do que nunca confirma a existência do console, embora algumas pessoas ainda duvidam que a Playstation fará a mesma coisa que fez com o PS4 ao lançar uma versão mais potente.
Porém é super plausível o que a Playstation irá fazer com o PlayStation 5 Pro, que não será para todo mundo e talvez, vá ser um videogame mais nichado para os entusiastas e amantes precoces do PlayStation 5 FAT, que já ultrapassou os 3 anos e de vida e, que pode e deve atrair mais consumidores que querem mais potência para seus jogos.
As especificações vazadas anteriormente parecem agora se confirmar e o console comtará com:
-Viola (suposto codinome do chipset) é fabricado no TSMC N4P.
-A CPU do Viola mantém a arquitetura Zen2 encontrada no PS5 existente para compatibilidade, mas a frequência será mais uma vez dinâmica com pico de 4,4 GHz. 64 KB de cache L1 por núcleo, 512 KB de cache L2 por núcleo e 8 MB de L3 compartilhado (4 MB por CCX).
-A capacidade do Viola é de 30WGPs quando totalmente habilitado, mas terá apenas 28WGPs (56 CUs) habilitados para o silício em unidades PS5 Pro de varejo.
-Trinity é o culminar de três tecnologias principais. Armazenamento rápido (compressão e descompressão aceleradas por hardware, já uma tecnologia chave do PS5), ray tracing acelerado e upscaling.
-A arquitetura é RDNA3, mas está recebendo melhorias no ray tracing do RDNA4. A tranferência do BVH será realizada por hardware RT dedicado, em vez de depender totalmente dos shaders. Também incluirá reorganização de threads para reduzir a divergência de dados e execução, algo semelhante ao Ada Lovelace SER e ao TSU da Intel Arc.
-3.584 shaders, 224 TMUs e 96 ROPs.
16 GB de GDDR6 de 18 gbps. Barramento de memória de 256 bits com largura de banda de memória de 576 GB/s.
-A meta de frequência da GPU é 2,0 GHz. Isso coloca os TFLOPs de emissão dupla na faixa de pico de 28,67 TFLOPs (224 (TMUs) * 2 (operações, emissão dupla) * 2 (relógio central)). 14.33 TFLOPs se ignorarmos o fator de dupla questão.
-Aumento de 50-60% na rasterização em relação ao Oberon e Oberon Plus, mais do que o dobro do desempenho RT bruto.
-O NPU XDNA2 será apresentado com o objetivo de acelerar a técnica de aumento de escala de aprendizado de máquina temporal sob medida da Sony. Este será um dos principais focos do PS5 Pro, como vimos na renderização do checkboard para o PS4 Pro. O objetivo é a saída 4K aprimorada e temporalmente estável acima de 30 FPS.
-Revelação em setembro de 2024
No X (Twitter), o usuário Kepler_L2 aponta que o Sony PS5 Pro poderia usar 60 dos 64 CUs disponíveis no Viola SOC.
Tom Henderson foi questionado sobre essas especificações adicionais vazadas do PS5 Pro, mas respondeu que não poderia comentar sobre elas.
Mesmo com essas especificações devemos levar em consideração o preço, julgando que o PS5 Slim custa o mesmo preço do original (primeira vez na história), é difícil imaginar um PS5 Pro tambem com o mesmo valor, o que indica que ele pode custar entre 600 a 800 dólares.
Mas como o titúlo do artigo pergunta, a resposta é simples, certeza que teremos o PS5 Pro que o mesmo será caro, só não sabemos a configuração e nem quando.
FONTE: INSIDERGAMING
EDIÇÃO: PSBRPLAY