O mundo real VS o mundo das pessoas que vivem nas bolhas
Pessoal, o trailer de GTA VI já está causando polêmica pois já existem pessoas do exército fiscalizador da lacração trabalhando desde ontem. Mas afinal, GTA VI será lacrador e deixará de ser o politicamente incorreto? Ou ele focará no amor ao próximo mesmo se tratando de um jogo sobre o “Grande Ladrão de automóveis”?
Bom, pelo trailer eu não vi nada lacrador, apenas a realidade, já que o estado fictício no qual o game se passara é no estado da Flórida que tem a sexta maior população hispânica e a nona população mais diversa dos Estados Unidos.
A Flórida está empatada com a Geórgia como tendo a nona população mais diversa do país, com um índice de diversidade de 64,1%. Então alguns dizerem que viram muitas pessoas de cor preta ou hispânicos no trailer, e que issojá caracteriza lacração, é de uma ignorância profunda da realidade dos EUA. Além disso, a pessoa em questão da foto abaixo, fala que a presença de pessoas obesas também faz parte de lacração mas estima-se que nos Estados Unidos, cerca de 65% da população apresenta excesso de peso e 40% seja obesa .
Além disso, pelo trailer mostrado teremos diversas críticas a cultura americana, como e de costume da própria franquia. Mas aqui foi muito acentuado a percepção do que as pessoas estão dispostas a fazer para aparecerem nas redes sociais e engajarem.
Já é de conhecimento geral que uma pessoa que posta fotos de biquini ou sunga, consegue mais seguidores do que aquelas pessoas “normais”. Existem diversos casos nas redes sociais sobre isso, a famosa ” embalagem vazia”, bonitas por fora e é apenas isso que elas mostram. E no trailer existe vários desses momentos, como a mulher rebolando em cima do carro, a moça de biquíni (foto) e até uma tela que parece o tik tok.
Nesse aspecto é nítido que a Rockstar não se importou com comentários futuros sobre a sexualização das mulheres. É possível ver as famosas “gostosas” mostrando tudo que é possível, inclusive em um clube de Striptease com muita ostentação e bebida. Até mesmos as Karen, que se tornaram, nos últimos anos, um tipo de meme bastante conhecido que faz referência a um tipo específico de mulher branca de classe média com comportamentos de quem está acostumado a privilégios e se sente superiores a outras pessoas, foram mostradas no trailer de GTA.
Além disso, eu realmente acredito que GTA a questão da moralidade é bem pequena, a honra só existe entre os próprios bandidos protagonistas e seus entes queridos, qualquer um abaixo disso, fica a merce do que eles decidirem ser melhor para eles. Você é um bandido e fará de tudo para se sair bem, e pelo trailer também notamos isso, inclusive com Lucia e Jason assaltando uma loja, e até aqui houve comentários sobre lacração, mas que vou considerar como sendo piada na imagem abaixo.
E quando o assunto for “gays”, vamos combinar que embora o trailer não tenha trazido nenhum personagem aparentemente gay, a Rockstar foi a primeira empresa a realmente dar destaque para um personagem homossexual através da DLC de GTA IV chamada de ” The Ballad of Gay Tony”, que foi uma expansão de história e muito bem recebida numa época em que a palavra lacração nem existia, então portanto, você que tem problemas com isso, também terá aqui em GTA VI.
Para encerrar eu acredito sim que o jogo será como GTA sempre foi, toda a essênciado game está ali em apenas um trailer de 1m30s, óbvio que seguindo as atualizações do mundo atual e esses temas como politica, representação e moralidade, serão trazidas ao game mas da maneira que GTA sempre trouxe, de forma exagerada, satirizando a forma de vida do povo americano. VIVA A GTA.
REDAÇÃO: FRAZILIO
EDIÇÃO: PSBRPLAY