A sátira social dos EUA volta de forma esplendorosa
Eu já tinha me rendido ao fato da ” nova geração” ser apenas questões técnicas e novas tecnologias, já que nenhum jogo, ainda mais os Cross-gen (Horizon Forbidden West e God of War Rargnarök) havia me surpreendido a ponto de dizer ” nossa que gráficos são esses”, então eu já tinha meio que desistido, ainda mais depois do recente Spider-Man 2 que para mim, a evolução foi mais na forma como se usa o SSD do que gráfica.
E ai me vem a Rockstar para calar a boca desse povo que achava que Cross-gen já estavam usando o limite do PlayStation 5 e Xbox Serie X, mostrando que sim, existe um salto gráfico na geração atual e que agora realmente aquilo que foi mostrado é impossível de rodar na antiga geração.
GTA VI veio com um trailer que simplesmente é tão bonito e tão detalhado que a gente fica na dúvida se aquilo realmente roda em um videogame, já que aparentemente esses aparelhos não fariam aquilo, ainda mais vendo a performance porca que a maioria dos jogos lançados foi lançado no momento.
Mas isso acaba com as desculpas das desenvolvedoras para não fazerem gráficos de nova geração? Na verdade não, pois estamos falando de GTA VI que deve sim ter um orçamento bilionário para o desenvolvimento desse jogo, o que leva uma qualidade de produção como vista no trailer 1 e na qual, muitas desenvolvedoras jamais conseguirão chegar, principalmente as pequenas ou focadas em jogos menores.
Porém, é um alerta para as grandes, como a própria Playstation que até o momento não entregou NADA parecido com aquilo que vimos em GTA VI. O único estúdio que seria capaz disso e até agora não mostrou nada nessa geração, seria a Naughty Dog, empresa essa que com 3 anos no PS4 já havia entregue Uncharted 4 e que nessa geração está focada em remaster e remake usando o mesmo motor gráfico do PlayStation 4.
Ontem, finalmente tive a alegria de perceber o que deveria ter sido essa geração e que simplesmente não aconteceu até o momento. E falo isso de forma triste, pois apenas Spider-Man 2 eu senti que pelo menos tecnicamente o game veio impecável, o resto, 90% foram lançados com problemas de perfomance mesmo os gráficos sendo “comuns” (Jedi Survivor, modo performancede Horizon Forbidden West, Alen Wake II no PS5), não existia justificativa para aquilo estar acontecendo a não ser o fato de que as empresas parecem focadas em outras coisas.
A Playstation e a Microsoft lutam para lançar jogos como serviço e serviços de jogos, e estão mais preocupados com isso. E as outras empresas eu já vejo como normal elas não irem para nova geração logo de cara, já que elas são sempre as últimas a atualizarem seus motores gráficos.
Bom, de qualquer forma, mesmo o novo GTA VI saindo apenas em 2025 ou se for adiado (como a Rockstar sempre faz) para 2026, será uma coisa linda de se ver e provavelmente o rumorizado Playstation 5 Pro já estará no mercado.
REDAÇÃO: FRAZILIO
EDIÇÃO: PSBRPLAY