Estaria a Microsoft pensando em desistir do Xbox e focar em apenas vender jogos e serviços?

É só uma teoria mas que olhando bem, pode fazer sentido

A Microsoft tem muito dinheiro, sobre isso não existe dúvidas. A empresa consegue praticamente comprar tudo que ela quiser hoje no mundo pois ela é uma gigante da tecnologia e continuará a ser, penso eu que eternamente enquanto ela quiser ser.

Vejam aqui 🙂

A empresa entrou no mercado de games através do Xbox e desde então ela teve um grande sucesso com a marca com seu auge na época do Xbox 360. Depois disso, ela focou em serviço e meio que deixou seus jogos proprietários meio de lado, passando a focar no gamepass, que trás centenas de jogos para serem jogados de forma “gratuíta” (sim, eu sei que não é pois você paga uma taxa e os jogos não são seus) inclusive de outras empresas e no dia do lançamento.

Mas algumas atitudes e falas vindas do chefe do Xbox e a recente percepção de que a empresa não consegue entregar jogos de qualidade superior ou igual aos da Sony Playstation por justamente lançarem esses jogos nesse serviço barato, nos fazem questionar se a empresa não estaria pensando em sair do mercado de Hardware de games e investir apenas nos softwares (jogos).

Afinal, a Microsoft hoje é dona de muitos estúdios, alguns deles gigantes como a Activision-Blizzard. Com isso, ela praticamente possui diversos estúdios, empresas, títulos e franquias que ao serem vendidos para outra plataforma, como a Playstation que hoje sim, domina o mercado e é plataforma que realmente vende jogos (não é achismo, basta dar um google e pesquisar a proporção de vendas de alguns jogos e sim, eu sei que alguns vendem mais inclusive no PC), a Microsoft tiraria do peso de ter que se preocupar com a venda de consoles que muitas vezes, são limitados pelo valor, tecnologia e outros problemas em sua produção.

Phil Spencer já falou coisas como ” se até 2026 o Gamepass não gerar lucro se pensa em sair do mercado”, ” aumento do Xbox serie S para mais de 3500 reais” (o que torna o videogame mais fraco inviável para compra num país de terceiro mundo como o Brasil e que tinha esse console como uma porta de entrada), ” considero o Playstation parte da família xbox” etc etc. Para mim, particularmente vejo como atitudes para ela fazer o que a SEGA fez no passado, deixou de produzir consoles e focou em produzir e vender jogos. Óbvio que a SEGA não tem o dinheiro da Microsoft e portanto, não se tornou um super estúdio, mas está ai até hoje e sendo lucrativa.

E ainda mais que não existe nenhum boato a respeito de um possível novo Xbox. Lembra que a Microsoft sempre meio que deixava entendido que ela sempre estava fazendo um novo aparelho? Quem lembra do anuncio super prematuro do Xbox Serie X? Do Xbox 360? E assim vai. E dessa vez, ela inclusive chegou a dizer que “não existe planos para um Xbox Serie X Pro”, como ocorreu entre o xbox one e o Xbox one X. Então, óbvio que é só um achismo, mas eu tenho a sensação que a Microsoft jogou a toalha, inclusive com diversas declarações onde ela falou que Nintendo e Playstation vendem mais que eles e eles não são e não serão lideres de mercado tão sedo no que se diz respeito a hardware.

E vocês? Que acham?

REDAÇÃO: FRAZILIO