O Super Mario World 3?
Queria tanto um dia falar mal de algum jogo do Mario, mas é impossível. A Nintendo consegue, Mario após Mario, trazer muita diversão, alegria, nostalgia, beleza e criatividade aos jogos do encanador, e dessa vez, pelo menos para mim, eles se superaram. E para você que fica cansado com textão, temos o vídeo análise.
–HISTÓRIA
Super Mario Bros Wonder é um jogo em 2D e que não inova em nada em sua história, é sempre Browser (Copa da minha época) tentando dominar o mundo através de poderes, mas dessa vez ele quer usar o poder das Wonder Seeds ao invés das tradicionais “Stars” (estrelas) do reino dos cogumelos porem, sempre trazendo a leveza de uma história simples, onde cabe a Mario, Luigi e seus amigos salvarem o reino das maravilhas, com a ajuda do Rei largatinha (desculpa, mas é isso que ele é).
Existe algumas coisas diferentes que conduzem a história dessa vez, como o fato do próprio Browser ter conseguido o poder que queria logo no início do jogo, se transformando num castelo voador do mal, que leva o caos e pânico para o reino da maravilha, mas tudo de uma forma muito simples e interessante. Na verdade, eu estava precisando desse tipo de jogo, sem milhões de diálogos, sem gastar 100 horas, sem ter que melhorar meu personagem, apenas pela diversão e criatividade.
– GRÁFICOS e SOM
Ao contrário do que aconteceu com New Super Mario, no qual eu achava divertido e tal, porém um jogo muito simples graficamente e artisticamente falando, tanto que não consegui terminar o jogo e dropei ele na metade. Mas nesse não, o que já te chama a atenção e te prende logo de cara é a incrível arte e gráficos do game.
É tudo muito colorido, agradável, com animações incríveis dos bonecos, que a cada a ação fazem um movimento diferente, até mesmo “entrar pelo cano” muda de personagem para personagem o que os deixa ainda mais ” vivos” e carismáticos.
O level design das fases aliados as loucuras que você entra ao coletar uma Wonder Seed, transforma completamente o ambiente, transformando tudo em um lindo caos, que vai desde canos se dobrando, manadas de búfalos e outras doideiras, que transformam cada fase em momentos únicos. De verdade, aqueles japinhas da Nintendo são muito loucos, graças a Deus, é tanta coisa criativa e feita de maneira impressionante, extraindo tudo que o já antigo Switch consegue fazer.
E tudo isso aliados a músicas nostálgicas, remasterizadas e refeitas, retiradas de jogo como Super Mario World, Super Mario Bros 2 entre outros, além do ótimo trabalho de voz, que aparece o tempo todo através de flores que te dão dicas, o que da um ar até cômico durante as fases.
–JOGABILIDADE
Um dos pontos fortes, mas também possui um ponto fraco é a jogabilidade mas primeiro, vamos falar dos pontos fortes.
A jogabilidade do jogo é basicamente a mesma a décadas, pular, pular nos personagens, pegar poderes e passar de fase, mas como estamos falando de Super Mario e CIA, nunca essa missão é só isso, e dessa vez Mario e sua turma continuam contando com diversos poderes tradicionais, como a Flor de fogo que permite jogar bolas de fogo, o cogumelo que faz com que Mario cresça e a estrela que faz com que Mario fique invencível, mas também com novos poderes, como o do elefante, que faz Mario ganhar força e a habilidade de florescer plantas com água na tromba, a flor branca que permite o personagem lançar bolhas, além de “insígnias” que são equipadas pelo rei largatinha, te dando poderes especiais.
O mais interessante é que esses poderes servem para mudar a estratégias de coleta de alguns colecionáveis pela fase, as vezes tem lugares que você não alcança sem a insígnia que te permite pular em paredes o que te leva a repetir aquela fase pensando em uma melhor estratégia para se pegar tudo. Não que seja uma obrigação, mas ao querer limpar a fase, você estará criando uma estratégia no jogo, não mais apenas ir do ponto A ao B coletando tudo, as vezes você precisará de algo mais, como ocorreu comigo em uma fase na água, na qual era indispensável o uso da insígnia do golfinho, que me permitia nadar super rápido atrás dos coletaveis que corriam mais rápido ainda, e isso deveria ser feito antes da linha chegada, era como uma corrida, e que foi muito divertido.
Mas como falado acima, existe um ponto fraco na jogabilidade, que é o fato de que os personagens, como Luigi, Todd, Princesa Daisy e etc, não possuírem uma jogabilidade diferente entre eles, como ocorria lá no Super Maio Bros 2 do Nintendinho (Dynavision aqui no Brasil né? Quem nunca), onde cada personagem tinha uma jogabilidade um pouco diferente, como Luigi que pulava mais alto, ou a princesa que flutuava um pouco. Não tira o brilho, mas tira a sensação de ” a tanto faz”.
–O MUNDO
Super Mario Bros Wonder conta com um mundo vasto, separado por fases que devem desbloqueadas para abrir novos caminhos, mas você basicamente passa pelo mesmo seguimento de sempre, você vai entrar na fase, pegar coletaveis, que vão te permitir chegar em outros lugares, libertar “cidadões”, ganhar itens e assim vai. O diferencial aqui são que as fases possuem graus de dificuldade, e alguma sessões você pode ignorar as fases mais difíceis, caso não seja um jogador que goste de desafios, quem ja jogou Mario sabe, existe fases para todos, mas algumas são realmente de arrancar os cabelos, e aqui não seria diferente
Além disso o mundo é mais diverso, você não vai passar por seguimentos todos iguais, dessa vez a Nintendo deu uma fragmentada, e os mundos contem mais fases diferentes antes de chegar no tradicional castelo e enfrentar o chefão, que dessa vez é o Browser Junior em todos de formas diferentes. E isso me agradou bastante pois a variedade de fases e ideias diferentes tornou o jogo sempre novo.
Você ainda conta durante o mundo com a possibilidade de ganhar moedas roxas que podem ser trocadas em lojas de itens, permitindo a compra de alguns colecionáveis estéticos, e algumas insígnias assim como vidas extras.
– JOGUEI OU DROPEI
Pelos elogios acima, é lógico que joguei e estou jogando ainda o game, ele para mim trouxe a mesma sensação de jogar Super Mario World, e eu poderia ficar muito mais tempo falando sobre o jogo, pois embora pareça tudo muito simples, é na verdade um agregado de ideias malucas, que funcionam em perfeita harmonia, trazendo de volta a alegria que eu sentia ao jogar Super Mario World no meu Super Nintendo na minha super TV de incríveis 14 polegadas de tubo. Parabéns a Nintendo por sempre tratar suas franquias com o carinho e o tempo que merecem, já que o jogo veio incrível e sem nenhum BUG ou problema de perfomance.
REDAÇÃO: FRAZILIO
EDIÇÃO: PSBRPLAY