Necessário ou não?
Especulações sobre o Playstation 5 Pro já vem circulando há algum tempo, e elas vinham junto com rumores do PS4 Slim, e uma foi acertiva então, provavelmente tambem teremos o PS5 Pro.
Recentes informações sobre o processador do PlayStation 5 Pro salientam que o aparelho não adotará uma versão mais atualizada da microarquitetura de CPU da AMD. Em vez disso, contará com uma configuração personalizada baseada na arquitetura Zen 2, equipada com 8 núcleos de processamento e uma taxa de clock aproximada de 4 GHz.
De acordo com informações divulgadas pelo canal RedGamingTech, o PS5 Pro não apenas incorporará o Zen 2 com seus 8 núcleos, mas também virá com 16GB de memória VRAM GDDR6 com uma velocidade de 18.000MT/s, 60 Compute Units (CUs), um chip gráfico baseado na microarquitetura RDNA 3 com frequências variando entre 2.500 e 2.800 MHz, além de 2 GB ou 4 GB de RAM destinados exclusivamente ao sistema operacional. O dispositivo ainda promete oferecer o dobro da capacidade de performance da Tempest Engine.
O leaker também revela que as taxas de velocidade mencionadas ainda estão em fase de avaliação pela Sony. A empresa continua a experimentar diversas variantes do aparelho, e essas especificações podem sofrer alterações até o debut do PS5 Pro, previsto para 2024.
Embora se trate de especulações, a escolha do chip Zen 2 para o PS5 Pro tem provocado diversas opiniões entre os entusiastas de jogos, especialmente considerando que a AMD já está desenvolvendo chips com a tecnologia Zen 4.
E ai, precisa? Não sei, só sei que quero.
Fonte: RedGamingTech / Reddit e GamerGeek
EDIÇÃO: PSBRPLAY