Apesar de falhas técnicas, é um jogo melhor que o original em vários aspectos
Quando começaram a surgir os boatos a respeito de que RE4 ganharia um remake, muitas pessoas na internet foram reclamar dizendo que RE4 não precisava de um remake. Eu particularmente não concordava com essas opiniões, pois embora eu tenha jogado muito o game, e entender sua importância, esse não entrava no meus Top 3 Resident Evil, então essa seria a chance que teria de realmente amar o jogo.
Nunca fui um fã de RE4, embora seja legal, eu sempre achei o jogo parecido demais em tudo, travado, com uma história que parecia desconectar os 4 primeiros jogos (sim, eu conto o RE0) que era sobre zumbi, vírus, terror e Umbrella, e passou a ser sobre ação, parasitas e dominação mundial. Para mim Sandler é uma Miss Mundo querendo a paz mundial do jeito dele.
Mesmo tendo zero nostalgia desse jogo, eu queria ver se a Capcom poderia dar mais personalidade gráfica (melhorando o level design trazendo algo mais obscuro), e talvez uma história menos sessão da tarde (sem aquela estátua gigante correndo atrás de você) assim como alguns momentos mais aterrorizantes, lembrando como RE4 quase foi, durante sua apresentação na E3 de 2003 (video), onde Leon era contaminado e assombrado num castelo de dar muito medo, porem esse projeto foi cancelado e deu lugar ao que conhecemos hoje.
Bom, escrevi tudo isso apenas para dizer e justificar que a minha análise não é baseada em nostalgia e saudosismo. E com isso, começo dizendo que RE4 remake é muito melhor para mim do que foi o original.
Em primeiro lugar, dar os parabéns para a Capcom que conseguiu sim melhorar o jogo nos aspectos que mais me incomodavam. Ainda é um jogo de ação, mas eu me sinto mais “assombrado” e com medo do que o original. O clima é mais pesado, e para mim a parte onde eu jogava com a Ashley no original e que era a mais chata, agora é uma das melhores partes do jogo, da medo de verdade.
Saindo do clima, temos a jogabilidade. O jogo apresenta o mesmo tipo de câmera sobre os ombros dos outros remakes, mas aqui eu senti um pouco, ainda acho o Leon muito “pesado” para algumas coisas, e não gosto do movimento automático de virar que ele faz quando viro o controle muito rápido pois me induziu a vários erros que resultaram em perda de life. Poderia ser mais parecido com RE 3 remake. Mas já poder atirar enquanto se movimenta, é uma grande vitória sobre o original.
Os gráficos eu esperava MUITO mais, principalmente na vila. Tenho a sensação que a RE Engine não consegue lidar muito bem com vegetação e efeitos climáticos. Eu já tinha notado isso em RE8 Village, mas esse é muito evidente problemas de texturas na vegetação que é morta, sem graça, sem vida, assim como texturas de pedras e algumas portas. Depois o jogo melhora MUITO no castelo para o final, mas eu realmente não entendo porque os gráficos são tão diferentes. Equipes diferentes de desenvolvedores? Talvez.
A história é praticamente a mesma, e retiraram alguma coisas ridículas que não faziam muito sentido ao original, como aquela estátua correndo atrás de você no jogo original. Achei esse jogo muito mais “crível” que o antigo. O que deu um ar mais adulto a aventura. Destaque para o Leon, que mesmo sério, continua mandando ver no sarcasmo.
E prepara-se pois o jogo para platinar é bem difícil e basicamente exigi um rank S+ para conseguir desbloquear um dos troféus do jogo. E sem arma bônus, ou podendo carregar um NewGame Plus. Então você tem que ser bom e rápido no que faz.
Minha opinião é que RE4 se tornou um jogo obrigatório, mesmo não brilhando graficamente como RE 2 e RE3 remake, existem algumas partes realmente especiais, e o jogo é muito divertido e legal de jogar. Você vai jogar muitas vezes antes de desistir do game. Recomendando
NOTE: 9 de 10